Pesqueiro Castelinho – Uma pescaria record em peixes grandes
- Washington Praxedes
- 22 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Local: Pesqueiro Castelinho - São Pedro - SP
Data: 20 e 21 de fevereiro de 2010
Olá pessoal,
Reunimos um grupo de amigos, para uma pescaria de 2(dois) dias em um dos pesqueiros que consideramos um dos melhores do Brasil, trata-se do Castelinho Pesca & Lazer localizado em São Pedro-SP, a aproximadamente 200km da capital.
Combinamos a pescaria uma semana antes com os seguintes amigos participantes: Anderson(Tico), Matheus, Rogério, Silvio(eu), Rene, Gabriel(aprendiz de Feiticeiro) e Reinaldo.
A Data escolhida foi o final de semana de 20 e 21/02/2010.
O Reinaldo foi o primeiro a chegar no dia 19/02, por volta das 12:00h., e os demais foram chegando no dia 20/02 no inicio da manhã.
Logo na nossa chegada por volta das 06:00h., fomos recepcionados pelo Reinaldo com ótimas noticias, visto que, no dia e noite anterior havia capturado algumas Pirararas e vários Tambas de bom porte. A adrenalina subiu e começamos rapidamente montar os equipamentos para travar as “batalhas” com os gigantes que lá habitam.
Porém, a manhã não se mostrou muito produtiva para peca com cevadeiras, mas com foguetes da Bóias Barão conseguimos capturar bons tambas que já foram para a foto:
O Reinaldo havia comentado, que no dia anterior observou que no período entre 13:00 h., e 16:00 h., as Pirararas estavam mais ativas e atacando as iscas com maior freqüência. Diante disso, nos preparamos para pescar pirararas e constatamos que a observação do Reinaldo se fez presente e algumas Pirararas foram capturadas e seguiram para fotos.
Foram três gigantes exemplares de Pirararas.
Lá pelas 16:00 h., as Pirararas diminuíram o ritmo e passamos novamente para pesca do Tambas com Cevadeira e desta vez os tambas estavam bem ativos e as capturas foram freqüentes.
Por volta das 18:00 h., iniciou-se uma forte chuva o que fez diminuir o ritmo da pescaria e as ações dos pescadores. Ao anoitecer, montamos o ”Quartel General” e jantamos a já tradicional “Pizza do Castelinho” que na verdade é solicitada em uma Pizzaria da Cidade e entregue no próprio pesqueiro. Conforto e mordomia melhor impossível.
Após a Pizza, estávamos todos muito cansados e molhados e resolvemos descansar. O Reinaldo que estava desde sexta-feira resolveu voltar mais cedo e nos abandonou, também pudera, até aquele momento ele havia capturado as maiores Pirararas.
Acordamos cedo, com o dia clareando e já vejo o Matheus capturando tambas na cevadeira.
O Rene também capturou vários tambas na cevadeira de bom tamanho antes mesmo do dia clarear completamente, mas nesse momento estávamos sem a máquina e não registramos o fato (virou lenda..rs..)
Logo chega o Anderson(Tico) e o Rogerio e conseqüente a câmera, e as capturas continuaram e desta vez foram para fotos que seguem abaixo:
O período da manhã foi passando e já estávamos ansiosos para a chegada do horário das Pirararas e não deu outra, lá pelas 12:30h., pirarara na Linha e o Rene logo engata uma Monstra que seguramente (não pesamos) deve passar dos 45kg.
Além de várias Pirararas capturadas no período muitas levaram a melhor e várias linhas foram arrebentadas Com o final do horário da “pegadeira” de Pirararas, voltamos para pesca de tambas com cevadeiras e foguetes das Bóias Barão e os tambas continuavam ativos e muitos foram para foto.
Nosso amigo Osvaldinho que estava passando o final de semana com a família no pesqueiro também capturou alguns tambas e abaixo segue fotos de sua filha que vale o registro pesca muito bem com carretilhas.
No final do dia, enquanto nos dedicávamos a pescaria com cevadeiras, ainda existiam alguns equipamentos montados para Pirarara.
E como saideira foi capturado mais uma do rabo vermelho que foi para a foto com o Mascote e agora vacinado Gabriel.
Bem amigos, esse é um breve relato e registro dessa magnífica pescaria entre amigos em um dos lugares que mais gostamos de estar e que sempre somos bem recebidos e muito bem tratados.
Não temos palavras para agradecer a hospitalidade e o atendimento dos funcionários do Castelinho Pesca & Lazer, principalmente ao Roberto e Orlando.
Gostaria de agradecer também, a todos os amigos que participaram dessa pescaria. Foi um final de semana muito agradável, com muitos peixes risadas e o tradicional companheirismo que margeia os pescadores ficando o convite para um retorno em breve.
Descrição dos equipamentos:
-Varas Pampos e Kensaki
-Carretilhas Shimano e Daiwa
-Bóias Barão
Abraços
Silvio / Rogério
Obs.: por Marcio David:
- Parabéns a todos que realizaram esta pescaria no Castelinho, eu que conheço o Castelinho a mais de 12 anos, acompanhei muitas coisas boa e ruins que aconteceram com este ótimo pesqueiro, digo que esta reportagem mostra claramente o grande potencial deste ótimo pesqueiro. Parabenizo mais uma vez a equipe do Castelinho e em especial ao Alexandre que com muito amor criou isso tudo que vocês puderam acompanhar. Não é necessário ser um expert e nem conhecer cada centímetro do pesqueiro para conseguir fazer uma bela pescaria. Basta ter força de vontade e um pouco de conhecimento no esporte.
As três grandes pirararas facilmente passam dos 40kg e uma delas creio ter na casa dos 50kg. Temos alguns amigos que conhecem bem esses peixes, vou pedir para que deixem comentários a respeito.
Parabéns a todos por essa ótima e excepcional reportagem.
Marcio David














































Comentários